Já viu seu cachorro com o olho lacrimejando? A lágrima possui uma importante função protetora para os olhos, mantendo-os lubrificados e livres de infecções ou corpos estranhos. No entanto, quando a produção lacrimal ocorre em excesso, isto pode ser um indício de que algo não vai bem com a visão do seu cãozinho. Saiba qual pode ser a causa quando o cachorro está com o olho lacrimejando e o que fazer!
Quando há um quadro de lacrimejamento excessivo no cachorro, as mais variadas causas podem estar por trás disso. Confira abaixo algumas delas:
Assim como acontece conosco, quando poeira ou outros corpos estranhos entram em contato com a superfície ocular dos animais, a sensação de incômodo é imediata, e a reação natural é coçar a região, provocando irritação e lacrimejamento.
Neste caso, a causa não está ligada a alguma doença, porém se o problema persistir, a chance da presença de corpo estranho evoluir para uma úlcera de córnea também existe.
Reações a possíveis agentes alérgenos presentes no ambiente, como ácaro, poeira e pólen, também podem causar reações oculares, dentre elas, o lacrimejamento em excesso.
Quando o cãozinho desenvolve uma inflamação na conjuntiva, camada que cobre a parte interna da pálpebra e a esclera (parte branca dos olhos) e que pode ser autolimitante ou sinal de alguma doença mais séria.
Doença caracterizada pela perda de transparência do cristalino, estrutura responsável pela focalização da luz e formação de imagens. Pode estar ligada a várias causas, inclusive ao avanço natural da idade.
Doença capaz de provocar a cegueira irreversível, provocada pela produção insuficiente do humor aquoso, responsável por lubrificar e nutrir os olhos. Quando este importante líquido encontra-se em desequilíbrio, a pressão intraocular aumenta, causando a perda da visão.
Inflamação parcial ou total da área da úvea, que corresponde à íris, ao corpo ciliar e à membrana coróide. Seu surgimento costuma estar ligado a doenças primárias.
Inflamação na pálpebra, de causa multifatorial e que provoca incômodo, coceira, vermelhidão e lacrimejamento.
Quando ocorre uma lesão na córnea, estrutura que funciona como uma lente sobre a íris, protegendo a visão e focalizando a luz. Pode ser causada por traumas oculares, infecções, irritações, presença de corpo estranho ou deficiências lacrimais.
Reparou como cachorro com olho lacrimejando pode ter várias causas? Mas então, como saber qual é a correta? A única maneira de ter certeza é levando seu cão a um oftalmologista veterinário, para que este profissional avalie adequadamente a origem do problema, se há outros sintomas concomitantes e o que é possível fazer.
Nem sempre a causa será grave, mas é importante que o tutor não tente recorrer a métodos caseiros, como retirar por conta própria algum cisco ou sujeira que está incomodando o pet ou utilizar de colírios humanos e sem prescrição de um veterinário, pois pode piorar ainda mais a situação.
Leia também:
Por mais cuidadosos que os tutores sejam com seus cães, nem sempre será possível evitar o surgimento de problemas oculares, especialmente porque os sinais de que há algo de errado com os olhos do animal costumam passar despercebidos. Portanto, é vital seguir algumas recomendações de prevenção, veja:
Ainda possui dúvidas sobre as causas de cachorro com olho lacrimejando? Deixe nos comentários!
A equipe multidisciplinar da Íris Oftalmologia Veterinária está sempre pronta para auxiliar tutores e pets com amor, agilidade, excelência e uma estrutura tecnológica de ponta.
Conheça nosso consultório, estamos localizados na Rua Caramuru, 394 – Vila da Saúde, em São Paulo.
Ou se preferir, entre em contato conosco por meio dos nossos canais oficiais e marque já uma consulta para o seu amigo, ficaremos muito felizes em ajudar:
Telefone: (11) 3141-1180
Whatsapp: (11) 98975-4352
Continue nos acompanhando pelo Instagram e aproveite para conferir outros artigos aqui no nosso blog, estamos sempre trazendo atualizações sobre o universo veterinário para você ficar por dentro da saúde do seu pet!