No universo oftalmológico veterinário, várias doenças podem provocar desconforto e trazer prejuízo à saúde dos animais, sendo que muitas delas apresentam sintomas bem parecidos entre si, e com isso causam confusão na cabeça dos tutores. É o caso, por exemplo, da meibomite e da blefarite, infecções que afetam a pálpebra do pet. Saiba como tratar meibomite e blefarite em cães a seguir:
Assim como o entrópio e o ectrópio em cães, duas disfunções que já citamos aqui no blog e que também afetam a pálpebra, a meibomite e a blefarite canina não são tão conhecidas entre tutores, mas isso não significa que sejam diagnósticos menos comuns no dia a dia veterinário. Confira a seguir mais detalhadamente do que se tratam:
A meibomite em cães ocorre quando há uma inflamação nas glândulas meibomianas, que se localizam nas margens internas das pálpebras superior e inferior, e são responsáveis por produzir e armazenar meibum, óleo rico em gorduras e proteínas, que ajuda na lubrificação ocular e evita a evaporação da lágrima.
A blefarite em cães também é uma inflamação que acomete a pálpebra canina, e está ligada a um acúmulo de meibum nas glândulas sebáceas, aumentando o risco do surgimento de bactérias no local. Pode ser tanto externa, na região em que os cílios nascem, quanto interna, entrando em contato com o globo ocular e aumentando o risco de atrito com a córnea.
Por ambas serem inflamações palpebrais parecidas, a meibomite e a blefarite podem até ser confundidas, mas na verdade, tratam-se de problemas diferentes.
A meibomite em cães está relacionada a um desequilíbrio na produção de óleo pelas glândulas de Meibomius, que por sua vez, leva à inflamação. Já a blefarite se dá por uma obstrução das glândulas, que dificulta a saída do óleo e provoca o seu acúmulo na pálpebra.
de forma que a blefarite pode ser uma consequência da meibomite, já que quando as glândulas de Meibomius encontram-se inflamadas, as chances desse quadro resultar em uma obstrução, aumentam.
Já as causas de uma inflamação palpebral variam, podendo ser:
Inflamações como essas, costumam chamar a atenção por conta do estado em que fica a região palpebral do pet, o que inclui:
Se houver demora na busca por um veterinário, as inflamações na pálpebra canina podem resultar em outras complicações oftalmológicas, como úlcera de córnea.
Aproveite para ler também:
O diagnóstico de inflamações oculares como meibomite e blefarite em cães se dá por meio de uma boa anamnese e alguns exames complementares, como:
O tratamento de problemas como a meibomite e a blefarite em cães varia conforme a causa da inflamação, e inclui o uso de colar elizabetano e uma boa higienização local diária, para evitar que o problema piore. A depender do tipo de inflamação palpebral, o animal pode precisar da administração de:
Procurar o auxílio de um veterinário oftalmologista para tratar tais complicações é um passo fundamental do tutor, sobretudo para uma avaliação mais detalhada e assim, evitar que ocorra alguma recidiva e seja possível tratar problemas concomitantes, como doenças de pele e alergias.
A equipe multidisciplinar da Íris Oftalmologia Veterinária está sempre pronta para auxiliar tutores e pets com amor, agilidade, excelência e uma estrutura tecnológica de ponta. Conheça nosso consultório, estamos localizados na Rua Caramuru, 394 – Vila da Saúde, em São Paulo.
Ou se preferir, entre em contato conosco por meio dos nossos canais oficiais e marque já uma consulta para o seu amigo de quatro patas, ficaremos muito felizes em atendê-lo:
Telefone: (11) 3141-1180
Whatsapp: (11) 98975-4352
Continue nos acompanhando pelo Instagram e aproveite para conferir outros artigos aqui no nosso blog, estamos sempre trazendo atualizações sobre o universo veterinário para você ficar por dentro da saúde do seu pet 🙂
Ficou com alguma dúvida sobre a meibomite e a blefarite em cães? Deixe o seu comentário abaixo!