A visão felina possui muitos atributos mas também é altamente sensível. No artigo de hoje falaremos sobre um agente viral que costuma causar problemas respiratórios, oculares e até reprodutivos ao bichano. Se você é um gateiro, confira a seguir como o herpesvírus felino afeta a visão e como proteger o seu pet desse vírus!
Como foi dito, o herpesvírus felino trata-se de um agente viral que se replica dentro das células dos tecidos animais. Este vírus costuma se alojar em tecidos linfóides e gânglios, bem como nas mucosas ocular, nasal e genital.
Em geral, o herpesvírus felino permanece inativo no organismo do bichano e pode desencadear sintomas e outras doenças a partir de ocorrências que levem a uma fragilidade imunológica, como infecções primárias, gestação e estresse.
O herpesvírus felino é considerado o principal agente causador de doenças oftalmológicas em gatos domésticos. Dentre elas, é possível citar:
Além de problemas oculares, o herpesvírus felino costuma provocar outras complicações sistêmicas, incluindo:
Como ocorre a transmissão do herpesvírus em gatos?
Devido ao seu alto nível de contágio, o herpesvírus felino costuma se disseminar com facilidade, principalmente em locais de aglomeração animal, como abrigos. A transmissão ocorre pelo contato direto entre bichanos, como por:
O contágio também pode ocorrer via sexual e transplacentária (da mãe para o filhote).
O gato com herpesvírus felino pode apresentar uma série de sinais clínicos, como:
Como você percebeu, tutor, o herpesvírus felino causa uma série de problemas sistêmicos, não se limitando apenas a visão felina, mas comprometendo também os sistemas respiratório e reprodutor.
Dessa forma, para conseguir diagnosticar o herpesvírus em gatos, pode ser necessário que o felino passe por uma série de exames, incluindo:
Os exames a serem pedidos vai depender da necessidade observada pelo médico veterinário. Também será feita uma análise personalizada dos sintomas e também do histórico do pet.
Leia também:
No geral, considera-se o primeiro contato com o herpesvírus felino mais preocupante. Já as reincidências do quadro tendem a ser mais fáceis de tratar já que os sintomas são mais fracos.
O tratamento a ser adotado é de suporte, promovendo um alívio dos sintomas e prevenindo problemas secundários.
A terapia envolve prescrição de antibióticos, antivirais e colírios. Caso o quadro de infecção seja grave, pode ser necessária a internação do gato, principalmente para corrigir desnutrição e desidratação, caso o animal as apresente.
Durante todo o tratamento, é importante que o tutor garanta que o bichano fique em repouso e tenha acesso a uma boa alimentação.
Infelizmente ainda não há cura definitiva para o herpesvírus felino. Depois de uma primeira exposição ao vírus, o agente patológico fica incubado no organismo do animal e pode provocar recidivas da doença futuramente, principalmente em situações de grande estresse ou caso o animal já esteja passando por algum problema de saúde primário.
A melhor maneira de proteger seu gatinho de se infectar com o herpesvírus felino é evitar que ele tenha acesso a aglomerações de animais.
Esse cuidado logicamente também inclui restringir o acesso do bichano a rua, já que ao sair, o pet tem muito mais chance de entrar em contato com outros animais, que infelizmente podem estar contaminados.
Outro ponto importante é a correta e frequente higienização do local onde o gato mora, bem como dos seus brinquedos, cama e acessórios.
O cuidado deve ser redobrado com o gato se ele for filhote ou imunossuprimido, devido a sua inegável fragilidade e maior risco ao herpesvírus felino.
Ainda tem dúvidas sobre esse tema? Deixe o seu comentário abaixo!
Na Íris Oftalmologia o seu pet é avaliado cuidadosamente para que possamos oferecer sempre o melhor tratamento.
Nossa equipe multidisciplinar está sempre pronta para auxiliar tutores e pets com amor, agilidade, excelência e uma estrutura tecnológica de ponta. Nossa clínica veterinária fica na zona sul de SP, na Rua Caramuru, 394 – Vila da Saúde. Agende o próximo exame dele aqui!
Entre em contato conosco por meio dos nossos canais oficiais e marque já uma consulta para o seu amigo de quatro patas, ficaremos muito felizes em atendê-lo:
Telefone: (11) 3141-1180
Whatsapp: (11) 98975-4352
Continue nos acompanhando pelo Instagram e aproveite para conferir outros artigos aqui no nosso blog, estamos sempre trazendo atualizações sobre o universo veterinário para você ficar por dentro da saúde do seu pet 🙂