Se você acompanha nosso blog há algum tempo, sabe como um conjunto de sintomas pode representar uma grande variedade de doenças oftalmológicas. Um dos sinais de que algo não vai bem, é o cão com olho vermelho. O que pode ser? Saiba como ajudar o seu pet:
Os olhos são muito sensíveis, logo, qualquer tipo de corpo estranho ou irritação já pode deixá-los vermelhos. Até mesmo o clima seco e o excesso de vento no rosto, por exemplo, podem provocar o quadro, tanto em humanos quanto em animais.
Nem sempre levamos a vermelhidão ocular a sério, talvez por achar que trata-se de um quadro passageiro e simples. No entanto, ignorar esse sinal clínico é um erro, principalmente no que se trata dos cães, já que pode ser o indício de doenças mais graves. Confira algumas delas no tópico a seguir.
Algumas das patologias que podem deixar o cão com olho vermelho são:
É muito difícil estabelecer qual a origem do problema apenas pela observação do olho vermelho. Geralmente a diferenciação entre as patologias se dá pela notificação de outros sinais, que acompanham a vermelhidão ocular, mas também pela coleta de exames específicos.
Sabendo disso, somente o médico veterinário é capaz de identificar com certeza o que está causando o olho vermelho no pet.
Geralmente e a depender da doença, outros sintomas acompanham o olho vermelho. O cão pode apresentar também:
– Possível dor na região ocular, que faz com que o animal apresente mudanças súbitas de comportamento, como balançar de cabeça e tentar esfregar os olhos com as patas ou pelos cantos;
Seja sozinha ou acompanhada, a vermelhidão ocular é um sinal de alerta, que indica que o cãozinho deve ser levado ao veterinário rapidamente.
Portanto, o tutor não deve esperar até que o quadro “se resolva sozinho”, já que nem sempre o problema é autolimitante, e quando se trata da visão animal, justamente o tempo é o maior aliado.
Ao vermos nosso animalzinho sofrendo, é natural que tentemos ajudá-lo de alguma forma, para amenizar o incômodo. No entanto, essa intenção, por mais boa que seja, pode piorar ainda mais o problema.
A automedicação é contraindicada em toda e qualquer circunstância, e quando se trata dos pets, ela pode ser ainda mais nociva para a saúde. Isso porque ao tentar utilizar de meios caseiros ou mesmo comprar medicamentos veterinários sem prescrição, o tutor não possui qualquer certeza quanto ao diagnóstico correto.
Assim, ao aplicar remédios, como colírios, para resolver a patologia, corre-se dois riscos: o de não resolver o problema e ainda, piorar o quadro, gerando mais complicações.
Outro erro envolve a tentativa de aplicar remédios humanos para tratar animais doentes. Assim como a estrutura ocular do cachorro é diferente da nossa, a concentração do princípio ativo que compõe determinado medicamento também difere, afinal o organismo animal precisa de dosagens específicas, dependendo do problema.
Ou seja, invés de auxiliar, o medicamento utilizado por nós, pode inclusive intoxicar nossos amigos de quatro patas.
Aproveite para ler também:
O risco de levar o animal à cegueira está ligado à causa do olho vermelho. Afinal, a vermelhidão ocular não é a patologia em si, mas apenas um possível indício.
Doenças não tratadas como o glaucoma, a conjuntivite canina e a úlcera de córnea, por exemplo, podem sim causar a perda da visão do cachorro. Mais uma vez, o tempo é o maior aliado do tratamento eficaz.
Percebeu que o seu cão está com o olho vermelho? Consulte o médico veterinário imediatamente e relate a quanto tempo o animal apresenta a vermelhidão ocular e os outros sinais que acompanham o quadro (se houver).
O tratamento a ser seguido varia conforme a origem do problema. Dentre as alternativas, o veterinário pode indicar:
A melhor forma de prevenir problemas oculares e seus sinais subsequentes, como o olho vermelho, é por meio da manutenção das consultas de rotina com o oftalmologista veterinário.
Nem sempre será possível evitar alguma doença, afinal, muitas delas têm origem hereditária, ou mesmo, de infecções causadas pela ação de micro-organismos, logo, a única maneira segura de garantir que a visão do seu pet estará bem amparada, é contando com a avaliação atenta e sempre atualizada de um especialista.
Ficou com alguma dúvida sobre o olho vermelho em cães e suas possíveis causas? Deixe nos comentários!
A Íris Oftalmologia Veterinária possui a melhor equipe multidisciplinar e uma estrutura de ponta para cuidar da visão do seu pet. Conte com a gente para manter os exames dele em dia e tratar qualquer patologia ocular!
Venha nos fazer uma visita, estamos localizados na Rua Caramuru, 394 – Vila da Saúde, SP.
Ou se preferir, entre em contato conosco por meio dos nossos canais oficiais e marque uma consulta:
Telefone: (11) 3141-1180
Whatsapp: (11) 98975-4352
Siga-nos também no Instagram, estamos sempre trazendo informações e atualidades sobre o universo da oftalmologia veterinária, e aproveite para conferir outros artigos aqui do blog! 🙂