Sabe-se que à medida que a idade do pet avança, as chances da visão dele diminuir são grandes. Mas como saber se o cão está ficando cego? Confira no nosso artigo de hoje quais são os sinais para ficar atento e saiba o que fazer!
Primeiro de tudo, é importante ter em mente que quando um cachorro está ficando cego, a causa por trás disso pode estar ligada aos mais variados problemas oftalmológicos, não somente relacionados à idade avançada mas também a outros fatores, incluindo traumas, doenças e alterações congênitas.
Confira abaixo alguns dos problemas que podem levar à cegueira em cães:
Doença caracterizada pela perda progressiva da transparência do cristalino, estrutura ocular que auxilia na formação de imagens e na focalização da luz.
É uma doença geralmente ligada ao processo de envelhecimento natural do pet e que deixa a visão turva. Sua origem pode ser primária ou secundária, quando a catarata em cachorros está relacionada a outros problemas de saúde, como a diabetes mellitus e a atrofia progressiva de retina.
Outra doença que pode ser causada por fatores hereditários ou pelo surgimento de problemas primários, incluindo a catarata.
O glaucoma em animais surge por conta de um desequilíbrio na produção do humor aquoso, líquido que preenche a câmara anterior e posterior do olho, e que tem como função principal manter a pressão intraocular normal. Se há algo errado com esse líquido, o formato e a pressão intraocular aumentam, causando a perda gradativa da visão.
Outra ocorrência que pode deixar o cão cego, a úlcera de córnea é quando há uma lesão nessa parte da estrutura ocular. A córnea serve como uma lente sobre a íris e além de focalizar a luz, também protege o olho do pet contra ameaças externas.
Uma ferida na região da córnea pode ser causada por diversos fatores diferentes, incluindo traumas oculares por acidentes domésticos ou durante brincadeiras, presença de corpo estranho no olho, disfunções da pálpebra e infecções de origem bacteriana, viral ou fúngica.
Também conhecida como doença do olho seco, a ceratoconjuntivite seca é caracterizada pelo ressecamento que acomete as áreas da conjuntiva e da córnea, e geralmente é causado por algum problema nas glândulas lacrimais do animalzinho.
Também é uma doença que pode ser provocada pelo envelhecimento natural do pet ou por alguma predisposição genética.
Doença degenerativa que afeta a retina, membrana que reveste a parte posterior do globo ocular e é formada por fotorreceptores (bastonetes e cones). Dentre as funções desses fotorreceptores, está transmitir estímulos nervosos para o cérebro, processo esse que permite que o pet consiga fazer o reconhecimento visual.
A atrofia progressiva de retina trata-se de um problema de ordem hereditária, sendo passado de pais para filhos, e que geralmente afeta os dois olhos.
Mais um problema ocular ligado à predisposição genética do pet. Cílios ectópicos ocorrem quando os cílios nascem na posição errada, mais comumente no tecido da pálpebra, que faz com que esses pelos entrem em contato direto com a córnea, podendo feri-la e provocar assim uma úlcera de córnea.
Confira também:
Muitos tutores fazem essa pergunta, e a resposta é: ficando atento aos sinais! Se o cão está ficando cego, certamente ele apresentará sintomas ou mesmo mudanças comportamentais. Fique de olho se o seu cãozinho:
Quando o assunto são doenças oculares em cães, o tempo é o maior aliado. Dessa forma, o tutor deve agir rápido e buscar a ajuda de um especialista assim que notar os sintomas.
Tão importante quanto ficar atento aos olhos do seu pet é saber a importância da prevenção para preservar a visão dele o máximo possível, mesmo na terceira idade.
E para cultivar uma boa saúde ocular para o seu cachorro, levá-lo regularmente para consultas e exames com o oftalmologista veterinário é fundamental. Faça a sua parte!
Na Íris Oftalmologia o seu pet tem acesso a todos os exames citados anteriormente e muitos outros!
Nossa equipe multidisciplinar está sempre pronta para auxiliar tutores e pets com amor, agilidade, excelência e uma estrutura tecnológica de ponta. Nossa clínica veterinária fica na zona sul de SP, na Rua Caramuru, 394 – Vila da Saúde. Agende o próximo exame dele aqui!
Entre em contato conosco por meio dos nossos canais oficiais e marque já uma consulta para o seu amigo de quatro patas, ficaremos muito felizes em atendê-lo:
Telefone: (11) 3141-1180
Whatsapp: (11) 98975-4352
Continue nos acompanhando pelo Instagram e aproveite para conferir outros artigos aqui no nosso blog, estamos sempre trazendo atualizações sobre o universo veterinário para você ficar por dentro da saúde do seu pet 🙂
Ainda tem dúvidas sobre esse tema? Deixe o seu comentário abaixo!