Certos problemas oftalmológicos são mais recorrentes no dia a dia veterinário do que outros, como é o caso da conjuntivite, que já até citamos aqui no blog. Graças a sua ocorrência, vários tutores podem confundir a conjuntivite com outro quadro, menos comum, mas que necessita de atenção especial: o olho de cereja. Afinal, o olho de cereja em cachorro possui tratamento? Saiba que doença é essa!
A terceira pálpebra, também conhecida como membrana nictante ou prega semilunar da conjuntiva, é uma estrutura localizada na região inferior do olho, entre a pálpebra inferior e a córnea.
Na base da terceira pálpebra, encontra-se uma glândula que é responsável pela produção lacrimal e lubrificação dos olhos, sendo uma importante agente na atividade imunológica ocular.
O olho de cereja ou prolapso da glândula da terceira pálpebra, ocorre quando essa glândula aumenta de tamanho e projeta-se para fora do seu local habitual, ficando com o aspecto de uma “bolinha” vermelha no canto interno do olho do cãozinho.
Acredita-se que o olho de cereja ocorra devido a uma fraqueza ou má formação no ligamento que dá sustento a essa glândula.
Por ser uma condição que afeta mais comumente os animaizinhos de até dois anos de idade – apesar de poder surgir em qualquer faixa etária – o olho de cereja possui grande relação também com a predisposição genética do cão.
A preocupação com relação ao “cherry eye” não diz respeito somente a diminuição da proteção natural do olho, mas também ao aumento no risco de:
Por estar ligado à hereditariedade de cada cãozinho, o olho de cereja não é transmissível de um animal para o outro.
Costuma ser fácil notar o olho de cereja em cachorro, já que o seu sinal clínico mais conhecido é justamente a projeção da glândula, parecendo uma bolinha vermelha, que lembra a fruta que dá título a doença. No entanto, o cachorro também pode apresentar:
Como já sabemos, o olho de cereja está ligado a uma forte predisposição genética, sendo assim, algumas raças, como as braquiocefálicas, por exemplo, têm mais chances de desenvolver o quadro, graças a sua anatomia.
Confira a lista:
Mesmo que o seu amigo de quatro patas não esteja na lista, vale relembrar que qualquer cachorro pode desenvolver o olho de cereja.
Para identificar melhor o estado dos olhos do paciente, bem como a qualidade da produção lacrimal, além da anamnese, o médico veterinário poderá solicitar exames como:
Exame rápido e indolor responsável por medir a quantidade produzida de filme lacrimal e a qualidade da lubrificação ocular. É feito por meio de uma fina tira de papel milimetrada que é colocada na extremidade da pálpebra inferior do pet e ao retirá-la, avalia-se quanto a tira ficou úmida.
Com uma Lâmpada de Fenda, o médico veterinário visualiza toda a estrutura frontal do olho, incluindo suas camadas mais profundas. Se houver alguma ulceração, infecção ou inflamação, será identificado neste exame.
Também avalia toda a estrutura interna e a área da retina.
O único jeito de corrigir o olho de cereja em cachorro é por meio da cirurgia. Nela, o veterinário irá reposicionar a glândula da terceira pálpebra adequadamente, sendo considerado um procedimento simples e eficiente.
Após a operação, caso julgue necessário, o médico pode receitar ainda o uso de medicamentos, como antibióticos, anti inflamatórios e colírios para auxiliar no processo de lubrificação ocular e ajudar na recuperação.
O valor e o tipo de procedimento a ser realizado dependerá exclusivamente da avaliação do médico. Por essa razão é importante que o tutor não tente induzir qualquer tratamento caseiro ou sem prescrição, e fale com um profissional de confiança.
Visto o seu caráter hereditário, infelizmente não há meios de prevenir o surgimento do olho de cereja, da mesma forma que ainda que um cãozinho tenha predisposição genética, isso não significa obrigatoriamente que ele desenvolverá o quadro.
Fique atento aos olhinhos do seu cachorro, mantenha as consultas e os exames dele em dia, e ao menor sinal de alguma alteração ocular, consulte o oftalmologista veterinário imediatamente!
A Íris Oftalmologia Veterinária possui a melhor equipe multidisciplinar e uma estrutura de ponta para cuidar da visão do seu pet. Conte com a gente para manter os exames dele em dia!
Venha nos fazer uma visita, estamos localizados na Rua Caramuru, 394 – Vila da Saúde, SP.
Ou se preferir, entre em contato conosco por meio dos nossos canais oficiais e marque uma consulta:
Telefone: (11) 3141-1180
Whatsapp: (11) 98975-4352
Siga-nos também no Instagram, estamos sempre trazendo informações e atualidades sobre o universo da oftalmologia veterinária, e aproveite para conferir outros artigos aqui do blog! 🙂