É dever de todo tutor suprir as necessidades do pet, incluindo a alimentação, o carinho, mas também no que diz respeito à saúde do animalzinho. E engana-se quem pensa que somente as vacinas são o suficiente para protegê-lo! Mesmo em casa, é preciso tomar precauções e seguir algumas dicas para cuidar da visão do nosso amigo. Confira 6 dicas de como cuidar melhor dos olhos do pet e saiba como colocá-las em prática!
Devido a correria diária, o tutor nem sempre observa os olhinhos do cão ou gato com um pouco mais de atenção, porém essa atitude pode fazer a diferença no diagnóstico precoce de doenças oculares.
A maioria dos problemas oculares avança silenciosamente e por essa razão, qualquer alteração mínima na cor, no tamanho ou na aparência dos olhos do animal não pode ser ignorada.
Vale lembrar que problemas oculares podem surgir pelas mais variadas causas, desde traumas até doenças de origem hereditária, e nenhum pet está livre deles, independente da idade, porte ou raça, ainda que algumas tenham mais predisposição.
Confira a seguir alguns sinais que indicam que você deve levar seu pet ao oftalmologista veterinário imediatamente:
Felizmente há maneiras de cuidar melhor da saúde ocular do seu pet e ainda, prevenir diversas doenças. Confira 6 dicas simples:
Quem não gosta de uma brisa no rosto, não é mesmo? Os cães também adoram, principalmente durante viagens de carro, ao colocar a cabeça para fora da janela.
Porém, apesar de se tratar de um momento de descontração e até parecer engraçado aos olhos dos donos, permitir que o animal se exponha a fortes rajadas de vento direto no rosto pode ser bem prejudicial para os olhos, pois aumenta o risco de ressecamento, coceira na região e entrada de corpo estranho, acarretando problemas mais graves.
Essa dica também vale para ambientes fechados e para a hora do banho.
Portanto, nada de deixar o pet de frente para o ventilador ligado ou em algum cômodo com ar-condicionado ligado por muito tempo, e na hora do banho, muito cuidado com os secadores próximos aos olhinhos dele, hein?
Sabe a sensação de cabelo caindo nos olhos ou cobrindo parte da visão? Se ela já é bastante incômoda para nós, imagine para os pets. Vale a pena aproveitar as sessões de tosa para aparar os animais de pêlo longo de vez em quando, e assim evitar problemas causados pela entrada de pelo no olho.
Ao notar algum dos sinais citados anteriormente, e na tentativa de aliviar o incômodo do pet por conta própria, o tutor pode cometer o erro de recorrer à automedicação.
No entanto, por melhor que seja a intenção do dono do pet, essa atitude pode prejudicar ainda mais a visão do animal, sobretudo se forem utilizados medicamentos de uso humano, já que a estrutura ocular dos cães e gatos é bem diferente da nossa e demanda remédios específicos.
Dessa forma, a melhor coisa a se fazer é falar com um oftalmologista veterinário e seguir somente as recomendações deste profissional. Não tente automedicar seu amigo de quatro patas!
Leia também:
Algumas raças têm maior predisposição a problemas oculares ao longo da vida, dentre elas, as braquiocefálicas, que tem como características físicas mais marcantes, o focinho achatado, a face mais arredondada e os olhinhos mais “arregalados” e por consequência, mais expostos. São considerados braquiocefálicos:
Se o seu cãozinho faz parte da lista, esteja atento à saúde ocular dele e respeite a periodicidade das consultas com o oftalmologista veterinário.
Nem sempre é possível evitar acidentes, é verdade. Porém, mesmo dentro de casa o tutor pode tomar algumas precauções que ajudam a proteger o pet de problemas oculares, como:
Manter a periodicidade das consultas e exames oftalmológicos é tão importante quanto respeitar o calendário vacinal, principalmente por conta da possibilidade de diagnósticos precoces. Afinal, quanto mais cedo uma doença é identificada, maiores são as chances de um tratamento mais assertivo.
Vale relembrar que a maioria das doenças oculares não apresenta sintomas, sendo este mais um motivo para estar sempre com as visitas ao oftalmologista veterinário em dia. Fale com o seu médico de confiança e garanta a saúde ocular do seu amiguinho por muitos anos 🙂
A Íris Oftalmologia Veterinária possui a melhor equipe multidisciplinar e uma estrutura de ponta para cuidar da visão do seu pet. Conte com a gente para manter os exames dele em dia e tratar qualquer patologia ocular!
Venha nos fazer uma visita, estamos localizados na Rua Caramuru, 394 – Vila da Saúde, SP.
Ou se preferir, entre em contato conosco por meio dos nossos canais oficiais e marque uma consulta:
Telefone: (11) 3141-1180
Whatsapp: (11) 98975-4352
Siga-nos também no Instagram, estamos sempre trazendo informações e atualidades sobre o universo da oftalmologia veterinária, e aproveite para conferir outros artigos aqui do blog!