O tratamento da toxoplasmose ocular em gatos é feito à base de antibióticos, sempre prescritos pelo oftalmologista veterinário. Essa doença sistêmica não afeta somente os olhos do felino, mas sim todo o organismo e ainda hoje, é considerada muito grave. Confira o nosso guia completo e entenda mais sobre como tratar a toxoplasmose ocular em gatos a seguir:
A toxoplasmose é uma doença infecciosa causada pelo parasita Toxoplasma gondii e pode afetar tanto animais quanto seres humanos, sendo inclusive uma doença de risco para gestantes.
Um fator que chama atenção quanto ao protozoário causador dessa doença, é que o Toxoplasma gondii tem o gato como hospedeiro definitivo. Isso significa que é no organismo felino que o parasita se reproduz e coloca ovos, que são expelidos nas fezes, fato que não ocorre com nenhum outro animal.
Por conta do pet felino ser o hospedeiro definitivo, essa doença também é conhecida como “doença do gato”, nomenclatura que já disseminou muita desinformação a respeito da toxoplasmose, gerando inclusive preconceito contra os bichanos.
Em outros animais, como bovinos e porcos, o parasita da toxoplasmose se aloja na musculatura. Dessa forma, quando a carne crua ou mal cozida desses animais é ingerida, ocorre o contágio da doença.
O perigo também está no contato com as fezes do felino, principalmente porque o protozoário eliminado pode permanecer no ambiente.
Como foi dito, a toxoplasmose felina é uma doença multissistêmica. Dessa forma, pode afetar tanto os olhos quanto outras partes do corpo, dependendo de onde o protozoário se aloja. A toxoplasmose ocular em gatos tem como principais sinais:
Caso não seja tratada adequadamente, a toxoplasmose ocular em gatos pode inclusive evoluir para cegueira.
Porém, na maioria das vezes, o pet não apresenta sintomas. Quando um gato é infectado pelo Toxoplasma gondii, os sinais costumam ser inespecíficos, incluindo febre, apatia e vômitos. Mais uma vez, depende diretamente da área afetada.
O diagnóstico da toxoplasmose felina é feito com base no histórico do gato, no resultado de exames laboratoriais e nos níveis de anticorpos contra o protozoário presentes no sangue do animal.
Também é possível identificar a doença por meio de avaliação sorológica com titulação, que mostra se o bichano já teve contato com o parasita. Este exame, porém, não é capaz de identificar a presença de oocitos nas fezes do animal.
Já o tratamento da toxoplasmose em gatos é medicamentoso, por meio de antibióticos. Ou seja, a toxoplasmose em gatos tem cura.
No entanto, é importante frisar que a recuperação do gatinho vai depender do tempo que decorreu até o diagnóstico da doença e de onde o parasita se instalou.
Confira também:
Sabe-se que a melhor forma de prevenir a toxoplasmose felina é atentando-se ao preparo de alimentos, principalmente carnes e legumes. A chance da ingestão de comidas mal lavadas ou mal cozidas levar ao contágio por toxoplasmose e outras infecções parasitárias é grande, portanto vale a cautela.
Também é necessário tomar medidas higiênicas, como utilizar luvas na hora de manusear a areia do gato, trocá-la com frequência e se possível, evitar que o pet tenha acesso à rua, afinal, fora de casa, os riscos dele entrar em contato com as fezes de outros animais são maiores.
Já sabia que a toxoplasmose pode afetar os olhos dos gatos? Comente abaixo suas dúvidas sobre essa doença!
Se você está buscando um oftalmologista veterinário que saiba cuidar do seu pet com todo o amor, carinho e excelência que ele merece, a Íris Oftalmologia pode ajudar.
A equipe multidisciplinar da Íris Oftalmologia está sempre pronta para auxiliar tutores e pets com amor, agilidade, excelência e uma estrutura tecnológica de ponta. Nossa clínica veterinária fica na zona sul de SP, na Rua Caramuru, 394 – Vila da Saúde. Venha nos visitar!
Ou se preferir, entre em contato conosco por meio dos nossos canais oficiais e marque já uma consulta para o seu amigo de quatro patas, ficaremos muito felizes em atendê-lo:
Telefone: (11) 3141-1180
Whatsapp: (11) 98975-4352
Continue nos acompanhando pelo Instagram e aproveite para conferir outros artigos aqui no nosso blog, estamos sempre trazendo atualizações sobre o universo veterinário para você ficar por dentro da saúde do seu pet 🙂